quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quinta da Videira



 QUINTA DA VIDEIRA é, na verdade, o quintal da Casa. Assim como faziam nossas avós – não faz muito tempo –, criamos pequenos animais e plantamos hortaliças, legumes e frutas que garantem uma variedade de refeições. O esterco, os restos de comida e as aparas de jardinagem não vão para o lixo – viram adubo ou alimento para os animais, integrando o ciclo biológico que transforma poluentes em nutrientes e morte em vida. Também aproveitamos os resíduos produzidos na vizinhança em um raio de até três quilômetros – como aqueles rejeitos de hortifrutigranjeiros das feiras e quitandas. Numa área de 350 m2, conseguimos transformar uma quantidade mensal de três toneladas e meia de resíduos em três toneladas de comida por ano. O que não é consumido pelas famílias envolvidas no trabalho é comercializado no bairro.

Nesse diálogo entre tradição e inovação, a Quinta se tornou um espaço para experimento de técnicas de agricultura e pecuária urbana e de manejo de resíduos, que podem ser aplicadas em qualquer tipo de residência, até apartamentos.
A inspiração vem de vários cantos do mundo, no contato com outros grupos que estão criando alternativas em busca de uma vida mais sustentável nas cidades. Assim, também procuramos inspirar outras pessoas, compartilhando as experiências por meio de vídeos, manuais, visitações, cursos e ações educativas, que vão de exposições a oficinas temáticas.
Para conhecer nossos cursos, clique aqui.

 FONTE


Contato:
(41) 3016-9609
secretariadavideira@gmail.com

O BLOG MOVIMENTO ESPERANÇA VERDE AGRADECE AO DÁRIO GOMES NASCIMENTO PELO INTERESSE E COLABORAÇÃO EM PROL DO VERDE.

Equipe JEAL 


  
Dario Gomes Nascimento Enquanto permanecermos com um pensamento de que somos do terceiro mundo não sairemos desse estado de consciência. É possível sim fazer diferente. Existem bons exemplos disso no nosso contexto. Se acharmos que não é possível nos melhorarmos é melhor que reestudemos todos os postulados da Doutrina Espírita, pois ela nos ensina exatamente o oposto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário